Fórum Judô Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Renato
Renato
Admin
Mensagens : 45
Data de inscrição : 15/05/2018
https://judo.forumeiros.com

5 dicas úteis para seu exame de Faixa Preta Empty 5 dicas úteis para seu exame de Faixa Preta

Sex maio 18, 2018 3:05 pm
Entre os meses de outubro e novembro, acontecem os exames de graduação de várias federações de judô do Brasil. Muitos judocas, assim como eu, prepararam-se durante muito tempo, arbitraram, participaram de diversos cursos e aguardam ansiosamente por esta data.

A esta altura os documentos já devem estar em ordem e os candidatos a Shodan apenas treinam para fazer bonito no exame. É agora que começa a aparecer aquele friozinho na barriga e um monte de perguntas: “Será que vai ser difícil?”, “Será que eu passo?”, “Meu katá está bom mesmo?”…

Por este motivo separei neste post algumas dicas que considero muito importantes na preparação para o exame.

Aí você se pergunta, como um cara que vai ser avaliado junto comigo, pode me dar dicas a respeito?

Ok, deixe-me explicar. Tive a oportunidade de servir de Ukê para meu sensei em seu exame para Nidan e vi de perto como as coisas funcionam. Ser ukê em um exame assim é a experiência mais próxima de ser avaliado.

Também tenho muitos amigos que foram graduados recentemente e compartilharam suas experiências para ajudar a escrever este tópico.. e pra finalizar, no ano passado não pude fazer meu exame por causa de uma lesão e é bem por aí que abro a primeira dica:

Não se machuque
Parece bobeira mas a partir de agora, na reta final, é bom tomar muito cuidado nos treinos na academia ou em competições. Evite aqueles randoris desgastantes, evite lutar com atletas que não conseguem pegar leve. Se precisar participar de competições no período, procure não buscar a medalha a qualquer custo, seu exame é mais importante e você precisa estar inteiro pra fazê-lo.

Tenha um Ukê (e trate-o muito bem)
O Ukê é a mercadoria mais valiosa da Terra pra quem vai fazer um exame de graduação. Um bom exame depende bastante de um bom Ukê. Se você já tem um, trate-o bem. Dose os treinos para não desgastá-lo muito e eventualmente pague um bom almoço pra ele.

Se você não tem uma pessoa fixa para a dura tarefa, ainda dá tempo, mas procure alguém que seja comprometido, que consiga manter uma rotina de treinos e que tenha certa experiência.

Se por acaso você realmente não conseguir um Ukê fixo até o dia, pode ser que lá mesmo durante o evento, uma alma caridosa aceite lhe ajudar.

Faça simulações de exame
Reserve um tempo na academia para fazer uma simulação. Converse com seu sensei para chegar mais cedo e peça para uma pessoa lhe sortear umas 10 técnicas de cada classe. 10 do Gokyo, 10 renraku-henka-waza, 10 kaeshi-waza e umas 15 katame-waza (shime e kansetsu incluso).

No dia do exame:
Alimente-se
Fome e ansiedade são uma combinação terrível. Provavelmente você vai dormir mal a noite ou vai ter que acordar muito cedo para poder chegar até o local do exame no horário. Coma algo leve antes de sair de casa e se for levar lanche dê preferência para frutas ou um lanches naturais. Evite salgados e frituras.

Pelo menos aqui na Federação Paulista, normalmente a ordem de chamada é alfabética, ou seja, dependendo do seu primeiro nome você pode fazer o exame cedo ou tarde. Mesmo assim prepare-se para um dia longo e cansativo, então alimentação é essencial.

Relaxe
Os períodos de espera podem ser realmente longos, portanto não fique pilhado pensando o tempo todo nesta ou naquela técnica. O que você treinou e aprendeu já está na sua cabeça e não há muito o que fazer a esta altura pra repassar ou aprender algo novo. Então, aproveite a espera pra descontrair um pouco conversando, fazendo novas amizades com quem está ali na mesma que você.

Agora é continuar com os treinos e se preparar pra tirar tudo de letra. Lembre-se que quanto mais preparado menor será sua ansiedade. O exame para Shodan não é um bicho de sete cabeças e os senseis avaliadores sabem que a tensão as vezes faz a gente dar uns bugs… Nenhum deles está lá pra prejudicar os candidatos.

Enfim, desejo a todos candidatos a Shodan, sucesso! E que estas dicas também sirvam para quem almeja o mesmo para daqui a um tempo.

Enquanto o grande dia não chega, fiquem a vontade para comentar! Se você leitor já fez seu exame, deixe nos comentários algo a acrescentar

Fonte: O Judoca
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos